quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Quimio cancelada !!!

Dia 02 do ciclo 1, corro para o hospital para passar no pronto socorro antes que a bomba chegasse no fim. Explico a situação para a enfermeira da triagem que me coloca na frente dos demais pacientes. Vou para sala de espera e a danada da bomba chega ao fim, começou a disparar no meio de todo mundo, sorte que não é preciso nenhum curso técnico para desarmar aquilo.
Passo com a medica que vendo a urgência do caso me coloca como prioridade da prioridade. Suspeita de amigdalite, fui encaminhada para mediação para aliviar um pouco a dor e fiz exame de sangue. Dentro de duas horas ele ficaria pronto. 
Sai do PA e fui para o oitavo andar, tudo atrasado, Não só a minha bomba havia acabado como também de outros pacientes, para piorar a equipe da UIQT estava em reunião, no dia anterior aconteceu alguma coisa, geral levando bronca.
Primeira noticia boa, o remédio fez efeito, minha garganta voltou ao normal, quase ao normal. Como estava esperando para entrar mamãe aproveito para buscar algo pra eu beliscar e me deixou na companhia de um anjo. 
Entrei pro box e contei as enfermeiras da noite anterior, só pelo fato de eu ter tido febre já fico avisado que provavelmente eu teria que parar a quimio, tudo dependeria do exame de sangue que eu fiz mais cedo. Caso  desse amigdalite bacteriana teria mesmo que parar o tratamento. 
Bingo! Sai o exame e claro não poderia ser diferente. Era mesmo bacteriana, a propriá medica do PA entrou em contato com a minha oncologista e ficou acordado que voltaria em 15 dias para ver quando vamos reiniciar o tratamento. 
Saldo ? Terrivelmente desolada e chateada com a vida.
Desde quando esse pesadelo começou nada foi fácil, todas as vezes aconteceu alguma coisinha que impedisse ou que fizesse as coisas adiarem. 
Não que esteja desistindo, mas cansada a ponto de me trancar. Receio perder a fé, de ficar fraca a ponto de quando for fazer isso de novo eu não me sentir tão segura como estava. Mais uma vez o fantasma do pensamento positivo volta a me afrontar. 
É complicado mandar um sorriso no rosto quando tudo te leva a chorar. Quando a vida consegue se fazer mais injusta do que tem sido, nao que exista qualquer tipo de justiça nisso, mas está me beirando a crueldade, de uma certa forma.
Com isso minha alta que estava programa para janeiro, pode avançar um ou mais meses, isso é, se mais nada der errado daqui pra frente... 
Tudo que eu queria é ficar bem, passar por isso logo, será que é pedir muito ?
Queria ser digna de tamanha benção. 
Paciência, é o que me resta, como se eu já não tivesse tido o suficiente... 

Ciclo 1 - dia 01

Dia 07/08/2012, finalmente comecei a tal quimioterapia. 
O primeiro dia foi tranquilo, já estava com uma pequena irritação na garganta mas nada sério. Cheguei na clinica por volta das sete da manha, até preparar tudo e eu receber todas as orientação foi quase uma hora, as oito chegou a primeira mediação. 
A quimioterapia, por ser uma farmácia agressiva é preciso deixar os rins preparados para tal. Primeiro, soro com uma medicação especifica para o estomago, depois outra dose de soro com solução alcalina de potássio e magnésio para os rins e para não disparar o coração. 
Feita toda essa preparação vem o primeiro quimioterápico. Ao todo vou fazer uso de 4 drogas diferentes, uma delas apenas no primeiro dia, uma outra chama de quimio vermelha que levo pra casa e outras duas que tomo por 3 dias no próprio hospital. 
Com esse tanto de soro perdi as contas das tantas vezes que fui ao banheiro. A primeira droga não me surgiu nenhum efeito imediato. Já a segunda... isso é, depois de mais soro alcalino para deixar os ruins em bom estado. Tive uma queda de pressão e uma leve aceleração cardíaca. O suficiente para outra dose de soro pra me deixar melhor hidratada. 
Ao final disso tudo, passei quase 10 horas nos hospital tomando medicação, estava exausta, como queria chegar em casa para descansar.
O oitavo andar mais me parecia uma feira. Gente entrando e saindo o tempo todo. Sem contar as bombas apitando a todo momento, os carrinhos com medicação, as companhias nos boxes solicitando as enfermeiras e por ai vai. Impossível relaxar, só que isso não é nada até sair um gol do Brasil. Pronto, o circo estava armado. Mas que seja assim, melhor. Lugares serenos me deixam deprimida. 
A volta pra casa foi mais uma vez intensamente desejada. Mas antes disso vamos instalar o meu novo companheiro, uma bomba quimioterápica. Durante 20horas vou ficar tomando a terceira quimio via cateter, a bomba ficava pendurada em mim por uma bolsinha e apitava toda vez que a dose da quimio fosse liberada. Desconfortável, mas ainda sim melhor que qualquer leito de hospital. A medicina é incrível. Quimio terapia portátil, viva aos tempos modernos.
Passado a hora da janta e nada de eu conseguir comer, uma baquete digno feito especialmente pra mim e nada de eu forçar aquilo goela a baixo. Minha garganta tinha piorado, alias, ela fechou de vez.
A essa hora eu já estava sentindo os primeiros efeitos da mediação, um gosto terrível de sabão na boca. Até  cravo chupei para mascarar aquele gosto e tentar jantar alguma coisinha, mas não deu certo. 
Mais uma vez a exaustão falou mais alto... estava péssima até mesmo para esperar um sopa ou me atracar com um miojão. Me contive com um chá e meu complexo B. 
Primeira noite de sono, três da manha. Papaiii ... não aguentei, minha garganta estava péssima, qualquer remédio que ajudasse eu mandaria pra dentro. Nem mesmo saliva estava engolindo. Que coisa terrível... 
3 da manhã chamei de novo por ele, dessa vez com frio. Muito frio .. estava com febre. 
Mais um remédio pra aliviar um pouco e tirei uma pestana. 
Quase 5, de novo chamo por ele, dessa vez mamãe se oferece para dormir comigo, colo de mãe sempre é um santo remédio, mesmo assim nada.
Quase amanhecendo meu estomago deu sinal de que algo não estava legal. Corre pro banheiro e externizo minha vida. Tudo que tinha comido no dia se foi. Meu estomago esvaziou a ponto de doer.
Volto pra cama, outra pestana e mais corridas ao banheiro. 
Assim foi a noite, pela manhã tirei cochilos mais longos, mas com a garganta em chamas. Nem mesmo agua descia, tomar as sagradas oito pírulas matinais foi quase um tormento. 
Levanto, tomo outro banho torto e corro pro hospital... segundo dia de quimio ai vamos nos.




quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Um jeito de ajudar...

Eu já estava a muito tempo querendo postar alguma coisa sobre como conduzir quando você tem um amigo ou parente que estar com CA. Nesse meu período de isolamento por conta da doença senti que tem gente que se afasta de você não por não se importar ou coisa do tipo, mas por simplesmente não saber como agir diante desta situação. 
Sinuca de bico, é assim que ficamos. Há uma cobrança social que te faz pensar que precisa ajudar, manisfestar solidariedade, dar apoio... Mas não acho que seja esse o caminho, uma obrigação! Por exemplo, tem coisa de definitivamente não devem ser ditas. Não ajuda em nada e faz mal! 
-"Aquela doença"
-"A cura está na cabeça"
-"Conheço alguém que teve câncer e blablabla..."
-"Os efeitos colaterais são "o de menos" 
-"Você não pode ficar triste, pensamentos positivo sempre"
-"Cabelo nasce de novo"
-"Imagino como você esta se sentindo" 
E por ai vai ... Claro que isso tudo é verdade, mas não é um coisa que nutre, isso não serve de combustível pra nada. Quando se esta deste lado da doença qualquer coisa é exponencial, é preciso ter muito cuidado com o nosso psicológico, ele está a beirando o holocausto.  
Agora algumas coisas são maravilhosas de se ouvir, de se sentir... 
-"Como posso te ajudar?"
-"Tenho te colocado em minhas orações"
-"A medicina evolui a cada dia" 
-"Só liguei pra dizer que to pensando em você"
-"Ficar careca é ruim sim, vamos comprar um monte de lenço pra você" 
-"Eu te amo"
-"Vamos passar por isso juntos..."
-"Trouxe chocolate pra você!"
Se você for de Rio Claro;
-"Sakura, fica boa logo pra gente ir pro Inter"
Se você já encheu a cara comigo:
-"Anna, quando você melhorar vamos tomar todas"
Se você for um querido/querida;
-"To lendo seu blog!" (hahahaha...é serio.)
Ou então me oferece um pastel que tá tudo certo. 
Bom, espero que isso ajude! O mais importante é ter leveza na alma e fazer isso com muito carinho. Se tem uma coisa que passa e que ajuda muito é energia. Um sorriso pode fazer toda diferença... 


quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Pré-quimio.

Já estou a uma semana de começar a QT, pra não perder muito dos bastidores dessa última fase do tratamento, vou revezar entre capítulos da historia e a quimio.
27/08/2012 - Ultima consulta com a oncologista antes de dar inicio ao tratamento. Recebi incontáveis recomendações e uma lista de remédios que devo tomar junto com a quimio. 
Além da medicação quimioterapica vou tomar corticóides, segundo minha medica, há literatura quanto a ação de corticóides na redução de alguns tumores, potencializando a ação da quimioterapia.
Além deste, vou tomar 3 remédios para o estômago. Meu protocolo costuma causar muita nauseá no paciente. Pode ser que eu venha ter diarreia e afta, medicação pra isso também. 
Quanto aos efeitos colaterais, não posso afirmar com certeza, isso muda com o metabolismo de cada um, mas alguns sintomas já são esperados; queda de cabelo e pelos, escurecimento das unhas, manchas na pele por conta de ressecamento da mesma, anemia, menopausa temporária, inchaço ou perca de peso, alteração no paladar, perda de apetite e por ai vai... 
Ainda essa semana passo com minha psicologa, to tentando encontrar  um ponto de equilíbrio pra não deixar que minha ansiedade tome conta e acabe afetando o físico. Segunda ela, muitos pacientes por conta desse fantasma que existe em torno da quimioterapia, acabam apresentando sintomas que são nada mais que frutos dessa ideia fixa de ter que passar mal, ficar com aparência de doente e assim por diante. O medo do desconhecido é muito presente e real a ponto de virar dor física.
Fora isso esta tudo sob controle, esta semana estamos fazendo alguns ajustes na casa. Arrumar meu quarto tirando ursinho de pelúcia, sapatos que ficavam no armário e qualquer coisa que possa causar alergias ou risco a contaminação.
Até o cachorro entrou na roda, vamos ter que tosar o Nick e ensinar a ele usar sapatos quando sair na rua para não trazer sujeiras. Começando o tratamento galera ta proibida de andar calçado em casa, e qualquer espirro vai ser motivos para usar mascaras.
Como podem ver é um cuidado absurdo que vou precisar ter, mas vai valer a pena!